
O que é Espermograma?
O Espermograma destina-se a analisar as características qualitativas e quantitativas do sêmen, para avaliar a produção de espermatozoides.
Quando o Espermograma é solicitado?
Quando há suspeita de infertilidade no casal, e também após cirurgia de vasectomia ou reversão de vasectomia, para confirmar se seus resultados foram alcançados. O Espermograma serve ainda para avaliar o funcionamento dos testículos, mesmo em situações onde a fertilidade não é a principal preocupação.
Quais alterações podem ser detectadas pelo Espermograma?
Alterações na produção de espermatozoides, como as causadas por problemas na próstata, varizes na bolsa escrotal (varicocele). Também avalia inflamações e infecções nos testículos, evidência de ejaculação retrógrada, riscos ocupacionais para técnicos em radiologia, etc.
Como é coletado o material para Espermograma?
A coleta do sêmen deve ser preferencialmente realizada no laboratório, a partir de masturbação. A amostra ejaculada é depositada num recipiente específico e encaminhada para a análise.
Quais características dos espermatozoides são analisadas no Espermograma?
Inicialmente, são analisados cor, pH, viscosidade, volume e tempo de liquefação do sêmen, compreendidos na análise macroscópica. A seguir, a análise microscópica avalia a concentração de espermatozoides por ml e por volume total ejaculado, sua motilidade, vitalidade e morfologia.
Como é a preparação para a realização de Espermograma?
O paciente deve se abster de relações sexuais e de ejacular por qualquer outro meio por um período de dois a cinco dias, sob orientação do médico. Alguns casos exigem também um período prévio de jejum.