
O que são infecções respiratórias?
São infecções que atingem inicialmente as narinas, garganta, ossos pneumáticos da face, brônquios e pulmões. Tanto a covid-19, como a Influenza e o VSR, ou Vírus Sincicial Respiratório, são doenças virais que se instalam no trato respiratório, ou seja, vias aéreas, e por isso são consideradas infecções respiratórias.
Quais sintomas a covid-19, a Influenza e o VSR têm em comum?
Geralmente, todas as três apresentam febre, tosse, espirros, coriza, constipação nasal, dor de cabeça e mal-estar generalizado. Por isso é importante realizar o diagnóstico precoce, e adotar cuidados paliativos e medidas específicas para evitar o contágio.
Como tratar as infecções respiratórias?
A abordagem inicial deve principalmente amenizar sintomas como dor e febre, e se antecipar às reações inflamatórias e suas sequelas, já que infecções virais não respondem a terapia antibiótica. Recomenda-se repouso, hidratação e alimentação leve. O ciclo de uma infecção respiratória sem complicações pode durar entre três a 14 dias, dependendo do agente causador.
Infecções respiratórias são graves?
Depende do agente causador. No caso da covid-19, grupos de risco como idosos, imunodeprimidos, grávidas e portadores de condições crônicas como diabetes e obesidade mórbida, por exemplo, devem redobrar os cuidados. Na Influenza, crianças pequenas e idosos são os mais afetados. Já no Vírus Sincicial Respiratório, VSR, o maior risco é para crianças, sobretudo bebês.
Quais as complicações mais comuns em cada uma das principais infecções respiratórias?
Infecções respiratórias podem produzir reações inflamatórias do organismo, incluindo pneumonia viral primária, pneumonia bacteriana e agravamento de doenças pré-existentes. O Vírus Sincicial Respiratório pode afetar brônquios e pulmões, sendo o principal responsável pelo surgimento de bronquiolite aguda e pneumonias em bebês prematuros e até os primeiros anos de vida. Na covid-19, as sequelas da infecção ainda estão sendo estudadas. Até o momento, incluem comprometimentos cardíacos, renais, hepáticos e neurológicos.
Como são transmitidas as infecções respiratórias?
Covid-19, gripe Influenza e Vírus Sincicial Respiratório têm formas similares de transmissão. Ela ocorre através da tosse, espirro, da fala e da respiração de pessoas contaminadas. Esses eventos projetam gotículas de saliva ou secreção, que se depositam ou se disseminam por aerossóis, atingindo e sendo absorvidas pelas pessoas ao redor.
Quais as formas de prevenir infecções respiratórias?
Lave frequentemente as mãos, sobretudo depois de circular por lugares públicos. Utilize máscara, evite multidões e ambientes sem ventilação, principalmente durante os períodos de maior disseminação (por exemplo, no inverno). Não se esqueça de atualizar a vacina. As mesmas medidas de proteção adotadas durante a pandemia do covid-19 são válidas para os outros tipos de infecções respiratórias.
Qual a diferença entre a gripe Influenza, covid-19 e VSR?
A covid-19 é causada pelo vírus SARS-COV-2, enquanto diversas cepas de vírus podem causar a gripe Influenza. Já o Vírus Sincicial Respiratório, VSR, pertence ao gênero pneumovirus.
As vacinas protegem contra infecções respiratórias?
Sim! Não só pessoas vacinadas evitam os riscos, desconfortos e prejuízos causados pelas infecções respiratórias, como as campanhas públicas de imunização detêm a propagação dos vírus, preservando aqueles indivíduos mais vulneráveis de serem atingidos pelas doenças.
Se eu tiver sintomas gripais, qual a importância de realizar o diagnóstico diferencial?
Infecções respiratórias variam na gravidade e no risco apresentado aos contaminados, e apesar de sintomas iniciais semelhantes, evoluem de formas diferentes. Ao identificar exatamente qual vírus está causando a infecção, pode-se eleger os procedimentos paliativos mais adequados ao quadro.
Por que a covid-19 é mais perigosa que as infecções causadas pelo vírus Influenza?
Causada por um novo tipo de coronavírus, o SARS-CoV-2, a covid-19 tem alto grau de transmissibilidade, e é potencialmente mais grave, com letalidade em 3% dos casos, contra 0,008% do vírus Influenza, por exemplo. Além disso, a covid-19 é mais capaz de se disseminar rapidamente pelo planeta e originar pandemias.
Que sintomas são específicos da covid-19?
Além dos sintomas gripais como febre, tosse, dores no corpo, na garganta e na cabeça, fadiga e mal-estar, a covid vinha se caracterizando pela perda do olfato e paladar e pela falta de ar. É importante lembrar que diferentes cepas do vírus surgiram durante a pandemia desde 2020, o que gera alterações na predominância desses sintomas.
Quem teve covid-19 pode ficar com quais sequelas permanentes ou temporárias?
Após a covid-19 podem restar sequelas como fadiga crônica, dificuldades cognitivas, falta de ar, fibrose nos pulmões ou rins, dores crônicas, depressão e agravamento de doenças pré-existentes.




